Somos 3 colegas do 12ºano da Escola São Pedro de Vila Real. Neste blog vamos colocar alguns dos trabalhos realizados na disciplina de Aplicações Informáticas B, bem com algumas notícias e curiosidades que achemos interessantes!
Código Ascii: American Standart Code for Information Interchange
O código de Ascii tem vindo a ser desenvolvido desde 1960 especificamente para a língua inglesa.
Trata-se de um código binário que codifica um conjunto de 128 sinais, 96 sinais gráficos como letras do alfabeto e sinais de pontuação e 32 sinais de controlo.
Cada código binário possui 8 bits dos quais 7 são para a codificar, e 1 para a deteção de erros.
Unicode:
"Unicode fornece um número único para cada
caracter,
não importa a plataforma,
não importa o programa,
não importa a língua."
Antes de o Unicode ser inventado, havia centenas de sistemas diferentes de codificação . Nenhum destes sistemas de codificação, no entanto, poderia conter caracteres suficientes: por exemplo, a União Europeia por si só requer vários sistemas de codificação diferentes para cobrir todas a línguas.
Desde a crição do Unicode que é possivel aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente, através da utilização de cerca de 107 mil caracteres diferentes.
O Padrão
Unicode tem sido adotado por líderes do setor de informática tais
como a Apple, HP, IBM, JustSystem, Microsoft.
Olá amigos visitantes!
Finalizamos a unidade de "introdução à multimédia" e vamos ainda hoje começar a unidade relativa ao "Texto"! Esperamos que vos seja muito util :-)
Uma codificação de caracteres é um padrão que relaciona um conjunto de caracteres (como as letras do alfabeto ou números) com, por exemplo, um conjuntos de pulsos elétricos de forma a facilitar armazenamento e transmissão de texto e informação.
Alguns dos exemplos mais significativos são o código Morse e a tabela Ascii.
Samsung apresenta Gear VR em Portugal que chegará no próximo ano
Estes óculos de realidade virtual serão utilizados em conjunto com o Samsung Note 4 que estará disponível, em Portugal, pela módica quantia de 699€
Por sua vez,os Gear VR são resultado de uma parceria com a Oculus e, apesar de oficialmente apresentados hoje em Portugal, só estarão disponíveis no mercado nacional no início do próximo ano.
Contudo, o objetivo da Samsung é ter estes óculos de realidade virtual imersiva em demonstração nas lojas durante a época natalícia para que os consumidores possam começar a ter contacto com eles. Os responsáveis da empresa ainda não têm preço definido para os Gear VR.
De acordo com o modo de divulgação, ou seja, tendo em atenção a forma como são distribuídos, os conteúdos multimédia podem-se classificar em:
Online
Offline
Online- Divulgação online significa a disponibilidade imediata dos conteúdos multimédia. Pode ser efectuada através de:
Rede local;
Conjunto de redes (World Wide Web);
Monitores ligados a computadores que não estão ligados em rede, cujos dados estão armazenados em disco.
2. Offline- A divulgação offline de conteúdos multimédia é efectuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD e DVD.
Existem diferentes formas de divulgação de informação, dos quais:
Estáticas ( são aqueles que não se alteram com o tempo e que possuem uma dimensão no espaço):
Texto: Constitui a forma mais utilizada de divulgar informação em diversos meios e formatos. O texto em formato digital pode ser criado através de editores de texto, tais como o Bloco de notas do Windows . De outra forma, pode ser criado através de processadores de texto, como o Microsoft Word.
Imagem: As imagens e os gráficos podem ser considerados, respectivamente, do tipo bitmap e do tipo vectorial. Estes podem ser obtidos por captura, através da utilização de um scanner ou de uma câmara digital, ou podem ser gerados no computador através da utilização de programas.
Dinâmicos- Os media dinâmicos, contínuos ou temporais, agrupam elementos de informação dependentes do tempo.
1. Vídeo: movimento sequencial de um conjunto de imagens, também conhecidas por fotogramas ou frames. Pode ser representado no formato analógico ou digital. O formato analógico corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo analógica ou ao sinal de emissão de um canal de televisão analógico.O formato digital corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo digital ou ao sinal da emissão de um canal de televisão digital.
2. Animação: movimento sequencial de um conjunto de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo. Actualmente a animação é maioritariamente produzida no computador, através de software específico
3. Aúdio: Reprodução electrónica do som nos formatos analógico ou digital.O formato analógico corresponde ao áudio gravados nas cassetes ou discos de vinil. O formato digital corresponde a um formato compatível com o processamento realizado pelos computadores e pode ser obtido por digitalização a partir de fontes sonoras, ou seja.
Quanto à sua origem:
1.Medias capturados- Resultam de uma recolha do exterior para o computador, através da utilização de hardware específico, como, por exemplo, scanners, câmaras digitais e microfones, e de software específico.
2. Medias sintetizados- São produzidos pelo próprio computador, através da utilização de hardware e de software específico.