Google, Apple e Amazon gastam quantias astronómicas para fazer lobby
As gigantes da tecnologia foram as que mais abriram os cordões à bolsa para tentar influenciar políticos norte-americanos este ano. Facebook e a Microsoft reduziram os seus gastos nessa área.
Só a Google, considerada a maior lobista dos EUA, investiu mais de 5 milhões de euros, em ações de influência, nos primeiros três meses de 2015, segundo um relatório publicado pelo Senate Office of Public Records. Apple e Amazon também aumentaram os seus gastos neste domínio.
O gigante das pesquisas tem vindo a aumentar, de forma constante, o valor gasto em ações de "charme" sobre os designados grupos de pressão, sobretudo nos círculos político e judicial. Desde meados de 2011, a empresa gastou, em média, 400 mil euros por mês para tentar influenciar decisões e perspetivas em áreas fulcrais para o seu negócio, como a publicidade online, segurança, drones e reforma fiscal.
A Apple gastou quase um milhão de euros, no primeiro trimestre, batendo os seus gastos do ano passado. A ação lobista cobriu áreas como a dos livros digitais, comércio internacional, registos de patentes, direitos de autor e diversidade em locais de trabalho.
O mesmo estudo mostra que a Amazon aumentou a fatura em 14%, em relação ao trimestre anterior. O que significa, que a gigante do comércio eletrónico gastou 1,76 milhões de euros em ações de pressão.
Mas nem todas as grandes empresas de tecnologia gastaram mais dinheiro no último trimestre nestas campanhas. O Facebook, por exemplo, cortou gastos em mais de 2 milhões de euros, uma queda de 12% em relação ao ano anterior. A Microsoft gastou 1,7 milhões de euros, o que representa uma queda de 9%.
O gigante das pesquisas tem vindo a aumentar, de forma constante, o valor gasto em ações de "charme" sobre os designados grupos de pressão, sobretudo nos círculos político e judicial. Desde meados de 2011, a empresa gastou, em média, 400 mil euros por mês para tentar influenciar decisões e perspetivas em áreas fulcrais para o seu negócio, como a publicidade online, segurança, drones e reforma fiscal.
A Apple gastou quase um milhão de euros, no primeiro trimestre, batendo os seus gastos do ano passado. A ação lobista cobriu áreas como a dos livros digitais, comércio internacional, registos de patentes, direitos de autor e diversidade em locais de trabalho.
O mesmo estudo mostra que a Amazon aumentou a fatura em 14%, em relação ao trimestre anterior. O que significa, que a gigante do comércio eletrónico gastou 1,76 milhões de euros em ações de pressão.
Mas nem todas as grandes empresas de tecnologia gastaram mais dinheiro no último trimestre nestas campanhas. O Facebook, por exemplo, cortou gastos em mais de 2 milhões de euros, uma queda de 12% em relação ao ano anterior. A Microsoft gastou 1,7 milhões de euros, o que representa uma queda de 9%.
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